Deputado apresenta PL de apoio psicológico para servidores da segurança pública


O Projeto de Indicação 170/2019, protocolado pelo Deputado André Fernandes, estabelece, em hospitais ou, mediante convênio, em clínicas privadas, o "Programa de Apoio Psicológico e de Acompanhamento do Retorno à Atividade Profissional", destinado a Policiais Civis e Militares, Bombeiros Militares e Inspetores de Segurança e Administração Penitenciária, vítimas de traumas decorrentes do exercício de suas funções.


Conforme o parlamentar, é conhecida e inegável a condição de elevado estresse funcional a que são submetidos, diuturnamente, Policiais Civis e Militares, como consequência dos elevados índices de violência experimentados na cidade de Fortaleza e municípios vizinhos. “É inegável o fardo que os servidores da área de segurança pública carregam e consequentemente, a saúde mental é afetada. A nossa proposta é que essa classe possa ter uma qualidade de vida melhor”, explica André.


Como decorrência direta dessa violência, bem como de outros problemas específicos que afetam, diretamente, o sistema penitenciário, experimentam os Inspetores de Administração e Segurança Penitenciária, igualmente, semelhantes níveis de tensão.