PL institui que provas de concursos públicos sejam regionalizadas no Ceará


O Projeto de Lei 434/2021 de autoria do Deputado Estadual André Fernandes, visa regionalizar provas de concursos públicos no âmbito do estado do Ceará. O PL distribui a realização de provas nos principais municípios, distribuídos geograficamente, na intenção de melhor locomoção dos candidatos. Além de Fortaleza, seriam incluídos as cidades de Sobral, Quixadá e Juazeiro do Norte.


Conforme o parlamentar, provas de concursos públicos no Ceará, em sua maioria, são realizadas apenas na capital, o que dificulta o deslocamento de quem mora no interior. “Eu já fiz concurso e me lembro das dificuldades que enfrentei para realizar a prova. Precisei me deslocar de Iguatu a Fortaleza, junto com outros amigos. Pessoas que moram mais distantes da capital, como Jati, Penaforte, etc, precisam sair um ou dois dias antes para conseguir fazer uma prova na capital. Com a regionalização de aplicação de provas, isso mudará, o que permitirá um maior conforto, menor gasto e melhor desempenho e aproveitamento ao candidato”, explica André.


O Projeto está em sua fase inicial e aguarda votação nas Comissões. Lembrando que a opção de regionalização de provas não implica ao candidato aprovado o direito de ser alocado/selecionado na região/cidade em que a prova será realizada.